Relatório
Disciplina: Seg. e Téc. Em laboratório
Relatório: Prática 1
Crateús-CE
07/2014
Conteúdo
INTRODUÇÃO
Todas as medidas de uma propriedade física ou química existem uma incerteza, chamada em geral erro, desvio ou imprecisão da medida. De acordo com os resultados das medidas, se podem avaliar a precisão com que elas foram feitas.
Num laboratório é bastante importante saber aferir corretamente uma medida, pois se necessita do valor mais exato possível.
Também é importante escolher o instrumento mais preciso, pois mesmo que os instrumentos possam ser sofisticados, eles apresentam erros, por menores q sejam, e esses erros devem ser considerados, para que haja melhores resultados.
As operações mais importantes são de massa, volume e temperatura:
Massa
Massa é a quantidade de matéria que um corpo possui, sendo, portanto, constante em qualquer lugar da terra ou fora dela.
Para a medição de massa é utilizada uma balança. É um equipamento de laboratório que mede a massa de um corpo, para obter resultados mais confiáveis é necessária a utilização de uma balança mais precisa.
Exemplo: A Balança Analítica, pode obter uma precisão de 0,0001g.
Temperatura
Temperatura é a movimentação dos átomos existentes em um corpo, e que estão sempre em constante vibração, ação que é conhecida como agitação molecular.
O nível da temperatura é proporcional a agitação dos átomos,ou seja quanto maior a movimentação maior será a temperatura e quanto menor é essa agitação, menor será a temperatura.
O principal instrumento para a medição de temperatura é o termômetro, que é constituído por um tubo graduado com um líquido em seu interior (mercúrio ou álcool). Também existem os termômetros eletrônicos que são mais práticos.
Volume
É uma magnitude definida como o espaço ocupado por um corpo. É uma função derivada, pois se acha multiplicando as