relatório
Com uma pequena palestra sobre o cérebro, as suas funções, constituição e características, começámos a nossa aventura no instituto. Nesta pequena palestra foi possível não só relembrar conhecimentos do estudo de anos anteriores mas também reter novos aspetos importantes acerca do nosso cérebro.
O sistema nervoso dos vertebrados, como nós, é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), constituído pelo encéfalo e a medula espinal, e Sistema Nervoso Periférico (SNP). O nosso estudo centrou-se no Sistema Nervoso Central. Assim, o encéfalo é designando pelo conjunto de tecidos nervosos protegidos pela caixa craniana e que pode ser dividido em três grandes estruturas: o cérebro, o cerebelo e o bolbo raquidiano. No entanto, foi o cérebro o alvo de maiores atenções.
O que é o cérebro e que estruturas o constituem?
O cérebro é a parte mais desenvolvida e a mais volumosa do encéfalo, composto por 100 bilhões de células nervosas, conectadas umas às outras e responsáveis pelo controle de todas as funções mentais. Além dos neurónios, que comunicam entre si através de mensagens ou impulsos elétricos, existem também as células da glia agrupadas em astrócitos, microglias ou oligodendrócitos. Ao longo da aprendizagem, há transformação e formação de novos neurónios criando sinapses entre eles.
O cérebro pode dividir-se em dois hemisférios, o esquerdo e o direito, contendo diferentes funções e características. O hemisfério esquerdo é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa, sendo que o