A TEORIA TEM CONSEQUÊNCIAS”: INDAGAÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
“A TEORIA TEM CONSEQUÊNCIAS”:
INDAGAÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO
NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
MARIA CÉLIA MARCONDES DE MORAES*
A certeza da prática imediata é comprada ao preço do ceticismo em relação a tudo que ultrapassa seu estreito horizonte. (Mário Duayer)
RESUMO: A proposta do artigo é levantar a denúncia de que o conhecimento e a ciência estão sob ameaça, notadamente as ciências humanas e sociais, e formular a crítica de que o atual contexto de ceticismo epistemológico e de relativismo ontológico compromete a capacidade de as ciências superarem suas próprias antinomias, tanto no plano explanatório como no do enfrentamento prático de seus problemas. O artigo retoma a frase “a teoria tem consequências” e argumenta que a teoria pode acentuar o ceticismo generalizado sobre o conhecimento, a verdade e a justiça, tornando-os sem sentido e introduzindo uma boa dose de irracionalismo e niilismo.
Em seu lado positivo, a teoria pode oferecer as bases racionais e críticas para desnudar a lógica do discurso que, ao mesmo tempo em que afirma a centralidade da educação, elabora a pragmática construção de epistemologias da prática condizentes com os paradigmas que referenciam pesquisas, reformas, planos e propostas para a educação brasileira e latino-americana. A base teórica do texto é o realismo crítico de Lukács e Bhaskar.
Palavras-chave: Conhecimento. Epistemologia da prática. Empirismo.
Realismo crítico. Ontologia.
*
In Memoriam.
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 107, p. 585-607, maio/ago. 2009
Disponível em
585
“A teoria tem consequências”: indagações sobre o conhecimento no campo da educação
“THEORY
DOES HAVE CONSEQUENCES”:
QUESTIONING KNOWLEDGE IN THE FIELD OF EDUCATION
ABSTRACT: This paper explores the denunciation that knowledge and science, more particularly human and social sciences, are at risk. It criticizes the context of epistemological scepticism and ontological relativism that