Relatório
Calcular o período de oscilação de um pêndulo composto para construção do gráfico e através da análise deste realizar cálculos que determinem o valor da aceleração da gravidade local e o raio de giração da barra.
Procedimento
Primeiramente foram medidas as distancias do eixo de rotação ao centro de massa da barra, após isso, mediu-se por duas vezes o tempo de 5(cinco) oscilações.
Após a coleta de dados, calculou-se a média desses tempos e a partir desta o período de uma única oscilação.
Traçou-se então o gráfico T(s) x d(cm) em papel milimetrado a partir das medições aferidas anteriormente.
Após a análise da curva foi feita a linearização desta em papel milimetrado através da plotação do gráfico de T²d/4π² x d²
Após a obtenção da reta efetuou-se os cálculos para a determinação da gravidade local e posteriormente do raio de giração.
Referências Bibliográficas
Halliday, David; Resnick, Robert; Walker, Jearl. Fundamentos de Física. Edição 9. Direitos exclusivos para a língua portuguesa - Rio de Janeiro: LTC, 2012. Volume 2.
Introdução
Pêndulo Físico O pêndulo físico - também conhecido por pêndulo composto - é qualquer corpo rígido suspenso por determinado ponto que realiza um movimento oscilatório no plano vertical em torno do eixo horizontal passando por este ponto. O pêndulo simples é um tipo de pêndulo físico diferenciando-se apenas no fato de que toda a massa do mesmo está presa na extremidade do fio do pêndulo.
Figura 1.0 – Esquema de um Pêndulo Físico.
O pêndulo físico consiste de um corpo rígido qualquer de massa m, suspenso por um eixo horizontal que o atravessa, em torno do qual o corpo pode girar. O sistema oscila quando é deslocado do seu ponto de equilíbrio .Supondo que corpo gire em tono do ponto O, cuja distancia do seu centro de massa é d. A força peso proporciona em relação ao ponto O um torque de modulo:
(I) sendo , (II)
onde I corresponde ao momento de inércia em