Relatório
Histórico
Criado em 1992, o PROMAI estimula o intercâmbio de informações sobre a avaliação de integridade e extensão de vida dos equipamentos.
O Projeto Multinacional de Avaliação de Integridade e Extensão de Vida de Equipamentos Industriais (PROMAI) foi criado a partir de um evento internacional, o ‘’Encuentro Internacional e Detección y Evaluacion de Daños e Componentes Mecânicos de Equipos Industriales – DETEDAM 92, realizado em maio de 1992 no Uruguai. Os participantes do encontro decidiram criar uma organização com atuação internacional que tivesse o objetivo de incentivar as atividades de integridade e extensão de vida no continente americano. Assinaram, então, um acordo de colaboração intitulado PROMAI. Aqui, no Brasil, o PROMAI é secretariado pela ABENDI, função assumida pela associação desde o ano passado, para incrementar o seu papel no setor de inspeção e integridade estrutural.
Para atingir seu objetivo, o PROMAI estimula atividades como o intercâmbio entre as universidades, centros de pesquisas e indústrias, com a intenção de acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico na área; a divulgação dos avanços científicos e tecnológicos do setor entre as entidades afiliadas, por meio de artigos publicados, atas de encontros e demais meios de comunicação; além da promoção à difusão dos conhecimentos relativos à avaliação de integridade e extensão de vida de equipamentos industriais, em congressos, simpósios, reuniões e cursos.
Importantes projetos científicos já receberam apoio do PROMAI, como Proyecto de Evaluacion de Integridad de Equipos Industriales para Generación de Energia, desenvolvido na Universidad Industrial de Santander, Colombia, 1996; e Projeto Binacional Sobre Fadiga e Propagação de Trincas em Estruturas Soldadas, elaborado por pesquisadores da Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil, e Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina, 1994.
A presença em eventos é outra