Deficientes visuais e sala de aula
Íris Torres e Anne Lesley Corn
RESUMO Abordando basicamente o ensino inclusivo, as autoras deixam clara a necessidade do professor especializado, em salas de recursos ou através do ensino itinerante, como sendo de participação imprescindível no processo educacional de crianças portadoras de deficiência visual.
ABSTRACT This article is about integrated school. The authors explain that specialized teachers, with appropriate facilities, are crucial to help handicapped children in their educational process.
A educação pública tem responsabilidade com todas as crianças e isso inclui as portadoras de deficiência. À medida que jovens deficientes da visão são integrados nas escolas da comunidade, muitos professores regulares de sala de aula estarão trabalhando pela primeira vez com uma criança portadora de deficiência visual. Este texto é um resumo adaptado às condições brasileiras do livro “When you have a visually handicapped child in your classroom: sugestions for teachers”, publicado pela primeira vez em 1977, pela American Foundation for the Blind, no idioma inglês. As autoras, Anne Lesley Corn e Íris Torres, dirigiram-no principalmente para o professor do ensino regular que oferece instrução a uma criança com deficiência visual, abordando a realidade da escola nos Estados Unidos. Desde sua impressão inicial, alcançou grande popularidade e sucesso: mais de 100.000 cópias de “Quando você tem uma criança deficiente da visão em sua sala de aula: sugestões para os professores” foram impressas desde 1981. Porém, nos últimos dez anos, têm ocorrido grandes mudanças relativas à educação de crianças cegas e de visão subnormal, o que garantiu que se fizessem significativas revisões, como o aumento do acesso aos computadores pessoais por dispositivos de fala, o desenvolvimento do Optacon e componentes de currículo, que são dirigidos às