Relatório
Discussão: O experimento foi realizado duas vezes. A primeira tentativa foi mal sucedida devido à má diluição da sacarose, uso excesivo do corante de cor vermelha e ao despejo rápido das soluções resultando na figura 1.
A segunda tentativa, figura 2, foi feita com extrema cautela e ajuda do monitor e realizada da seguinte maneira: alinhou-se os quatro béqueres com exatamente 45mL de água cada. Nestes a sacarose foi completamente dissolvida.
No béquer 1 foi adicionado e misturado 15g de sacarose e duas gotas de corante amarelo, com o auxílio de uma colher. Resultando em uma densidade de 0,33 g/ml.
No béquer 2, 30g de sacarose e duas gotas de corante vermelho, densidade: 0,67 g/ml.
No béquer 3, 45g de sacarose e duas gotas de corante verde, densidade: 1g/ml.
No béquer 4, 60g de sacarose e duas gotas de corante azul. (neste béquer a água foi aquecida para melhor diluição do soluto), densidade: 1,33 g/ml.
Por último as soluções foram adicionadas cuidadosa e lentamente ao béquer cônico uma a uma, da mais densa para a menos densa.
(fig. 1) (fig. 2)
Conclusão: Ao finalizar o experimento percebeu-se primeiramente que a densidade é o fator de influência sobre a posição das camadas. Sendo assim, a mais densa ( de corante azul ) fica em baixo das demais. Porém, a má dissolução e rapidez ao colocar a solução no béquer cônico fazem com que o experimento não dê certo. Isso se comprova na figura 1. No entanto, as camadas tendem a estabilizar-se pela densidade que possuem; dessa forma, quanto maior a concentração de açúcar em relação a mesma quantidade de água, temos uma densidade mais elevada.
Experimento nº 4: Densidade da água em diferentes temperaturas.