relatório
2. Objetivo
O objetivo principal da aula, era que as equipes fizessem experimentos, aprendessem e conhecessem os materiais que eram necessários para a realização do preparo das soluções. Deveriam também, efetuar cálculos e preparar 100 mL de uma solução aquosa de: Dicromáto de potássio, Sulfato de cobre II, Crometo de potássio e Cloreto de sódio.
3. Materiais e Métodos
Foi necessário o manuseamento de alguns equipamentos, como a balança, para pesar a massa de soluto necessária, usando o vidro de relógio. Também foi usado o balão volumétrico, que serve para preparar soluções de concentração rigorosa e para medir o volume de líquidos. Além disso, foi utilizado um Béquer, que é um recipiente simples utilizado em laboratórios. Porém, a instituição não possuía alguns materiais e devido a isso, um objeto inadequado para uso, serviu como um bastão de vidro.
Apesar dos contratempos, o método usado pelo professor, mostrou que a disciplina de química, está longe de ser uma disciplina enfadonha e que não se resume apenas em fazer cálculos e não botar em prática.
4. Resultados
Após todo o procedimento prático concluído, para finalizar a aula, foi realizada a resolução do cálculo da solução aquosa do dicromato de potássio. A fórmula usada foi:
Cn= m 0, 1= m M.M.V 294x100
O resultado obtido foi:
O= 16x7= 112
Cr= 52x2= 104
K= 39x2= 78 294 -> 2,94 ml p/mm
5. Conclusão
O trabalho realizado foi de grande relevância, pois através do mesmo, foi possível