Relatório
AGRONOMIA
JACQUELINE DUARTE MARIANO
RONDONÓPOLIS
2014
NOÇÕES BÁSICAS DO LABORATÓRIO
Relatório da aula prática do curso de Agronomia na Universidade Anhanguera realizada na 1ª série A.
Docente: Sejane Ribeiro
RONDONÓPOLIS
2014
1. INTRODUÇÃO
É extremamente importante o conhecimento básico para a realização de atividades em laboratórios como sua estrutura física, todos os métodos de segurança, manuseios e procedimentos de equipamentos e vidrarias.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 VIDRARIAS
Refere-se aos instrumentos utilizados em laboratórios sendo eles de vidro, cerâmica, metal, entre outros, nas quais conheceremos suas finalidades e manuseios.
A Pisseta ou frasco lavado é usada para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes.
A pinça metálica é usada para manipular objetos aquecidos e a pinça de madeira a usada para prender o tubo de ensaio durante o aquecimento.
O pipetador é utilizado para acoplar os diversos tipos de pipetas.
Há dois tipos clássicos de pipetas:
• pipetas graduadas: possuem uma escala para medir volumes variáveis;
• pipetas volumétricas: possuem apenas um traço final, para indicar o volume fixo e final indicado por ela, sendo estas mais rigorosas que as graduadas.
O funil de vidro utilizado para filtrar soluções com o auxílio de papel de filtro ou para transferir líquidos de um recipiente para o outro.
O vidro é relógio é uma peça de vidro de forma côncava é usado em analises.
A placa de Petri é um recipiente redondo com tampa é utilizado para colocar experimentos. Existem vários tamanhos e a placa de Petri de plástico pode ser encontrada no mercado.
O bastão ou baqueta é um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções ou manter massas líquidas em constante