Relatório
Foi proposto ao nosso grupo que fizesse uma análise mais exaustiva de um dos componentes. Para este desafio escolhemos a lâmina da máquina de cortar cabelo, dada a indispensabilidade desta peça.
Ensaio de dureza
O grupo reuniu-se no Laboratório de Ensaio de Materiais, no Departamento de Engenharia Mecânica, para fazer a análise da dureza da lâmina da máquina de cortar cabelo.
Dada a pouca espessura da nossa peça, método usado pelo nosso grupo foi o ensaio de Rockwell B - método de leitura direta no durómetro, (o penetrador utilizado é uma esfera de aço, de elevada dureza com diâmetro de 1/16 polegadas). Dada a pouca contundância da nossa peça, esta nossa escolha sobrepôs-se aos ensaios de Vickers ou Brinelli (ambos métodos de leitura indireta)
Na análise o nosso grupo fez 3 ensaios.
Cada ensaio seguiu o seguinte procedimento:
Aplicação de uma pré-carga de 10 kgf na superfície limpa;
Aplicação de uma carga nominal que pode ser de 60, 100 ou 150 kg (dadas as dimenções da nossa lâmina, a cagra nominal aplicada no nosso ensaio foi de 100 kg);
Após 10 segundos retira-se a carga nominal;
Leitura direta do valor de dureza
Resultados:
Ensaio 1: 90,5 HRB
Ensaio 2: 90,5 HRB
Ensaio 3: 91 HRB
Nota: A unidade de medida de dureza Rockwell vem do inglês (hardness Rockwell), e deve ser apresentada identificando o tipo de escala (neste caso, a escala B).
Análise química
O grupo reuniu-se no laboratório do Departamento de Engenharia Mecânica para proceder à análise da constituição química da lâmina.
Durante este processo, por cortesia dos funcionários do laboratório usámos a máquina Sample Changer da Philips, Modelo PW1510.
(foto da máquina) O funcionamento desta máquina baseia-se na exposição do material a estudar a raios-x e interpretação da difração sofrida por estes raios.
Os resultados por nós obtidos foram estes:
Extracto dos nossos resultados
Assim, a lâmina é, maioritariamente, constituída por um