Relatório
Análise qualitativa é um ramo da química analítica que é utilizada para identificar espécies químicas de amostras úteis em todos os campos da ciência e medicina.A identificação de uma espécie química provoca em suas propriedades uma variação, a qual deve ser de fácil identificação e que corresponda à devida substância. O agente que é adicionado para promover o fenômeno químico denomina-se reagente, o qual reage de maneira previsível com outras substâncias químicas. As reações podem se dar por via seca, quando há substâncias sólidas, ou via úmida, quando as substâncias estão dissolvidas em solução.
O objetivo da análise qualitativa é determinar se devida substância está presente ou ausente, e não com a quantidade da amostra.
OBJETIVO
O primeiro experimento realizado por via seca teve como objetivo determinar a coloração obtida na chama oxidante, através dos cátions presentes em amostras sólidas.
O segundo experimento de análise qualitativa por via úmida teve como objetivo a identificação dos íons de potássio através da formação de precipitado, ao adicionar uma solução de ácido perclórico e ácido tartárico em uma solução de KCl com adição de álcool etílico.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
a) Materiais e reagentes: experimentos I e II.
1. Béqueres;
2. 2 pipetas de Pasteur;
3. Garra de madeira;
4. Ácido clorídrico concentrado;
5. Bico de Bunsen;
6. Bagueta;
7. 2 tubos de ensaio;
8. Fio de níquel-cromo;
9. 6 gotas de KCl 0,2 M;
10. 5 gotas de ácido perclórico 20%;
11. 3 gotas de ácido tartárico 0,2 M;
12. Álcool etílico;
13. 0,3g de KCl;
14. 0,3g de CaCl2;
15. 0,3g de Cu(NO3);
16. 0,3g de Pb(NO2);
17. 0,3g de BiO2CO3;
18. 0,3g de NaCl;
19. 0,3g de Sr Cl2
20. O,3g de BaCl2
b) Procedimentos:
Experimento I
O teste consistiu na utilização da garra de madeira para segurar o fio de níquel-cromo, no qual serviu para aderir as amostras sólidas de KCl, CaCl2, SrC l2, BaC l2, Cu(NO3), Pb(NO2), BiO2CO3 e NaCl e observar a coloração