Relatório
OBJETIVOS:
Observar microscopicamente as células da epiderme das pétalas da camélia
Reconhecer a importância da irrigação quando na substituição do meio de montagem
Observar e melhor reconhecer o processo da osmose incluindo plasmólise e turgescência
INTRODUÇÃO
A osmose é um transporte passivo e não mediado, ou seja, ocorre a favor do gradiente de concentração, por isso, sem gasto de energia (molécula de ATP) e feito sem a intervenção de proteínas transportadoras (permeases). Este transporte é a passagem de moléculas de água através da membrana citoplasmática, para o interior ou fora do vacúolo, do meio hipotónico para o meio hipertónico com fim de equilibrar estes dois estados de concentração, verificando-se turgescência ou plasmólise dependendo do sentido do transporte. Uma célula diz-se plasmolisada quando nela ocorre o processo de plasmólise que se baseia no transporte de água de dentro da célula para o seu exterior, isto é, o meio intracelular encontra-se hipotónico relativamente ao meio extracelular (hipertónico) e, desta forma, a água mantém as concentrações equilibradas diluindo a mais concentrada.
Ao contrário deste processo, a célula também pode se encontrar túrgida, por turgescência, em que a água é transportada para dentro da célula (meio extracelular-hipotónico; meio intracelular-hipertónico).
A quantidade de água que entra nas células é controlada de determinada maneira em algumas células como as eucarióticas vegetais. Estas possuem parede celular, uma estrutura que além de ter funções de proteção e suporte impossibilita a entrada de água quando a célula não tem capacidade para mais evitando assim a lise celular, como ocorre nas células eucarióticas animais por não terem parede celular.
As células epidérmicas geralmete, sao aclorofiladas. Os vacúolos dessas células podem acumular pigmentos como acontece na epiderme das pétalas de muitas flores. A cor da