relatório
Venho por meio deste, informar a Vossa Excelência sobre o caso da adolescente Maria Aparecida Ferreira Pereira, gestante de 8 meses, que está sendo acompanhada pela equipe da Proteção Especial desta Secretaria Municipal.
Após várias visitas à residência da adolescente constatamos que a mesma apresenta transtornos mentais e dificuldade de convivência familiar. Em comunicação à Secretaria de Saúde Municipal, fomos informados que a adolescente foi encaminhada para o CAPS de Iturama aonde realiza o acompanhamento psiquiátrico relacionado aos sintomas psíquicos apresentados, bem como, faz uso continuo de medicamentos controlados.
Por meio de declaração dada pelos familiares, os mesmos não têm condições mínimas de cuidados e atenção à adolescente. Relatam que a maior dificuldade é que a adolescente leva uma vida sexual desregrada, correndo o risco de uma nova gravidez, levando-se em conta que os métodos contraceptivos não são utilizados pela mesma.
Informamos que atualmente está residindo com sua genitora a Senhora Ione Ferreira Pereira que tem sérios problemas psicológicos, faz uso continuo de medicamentos, não recebe nenhum beneficio deixando a situação financeira da família fragilizada.
Esclarecemos ainda, que a responsável legal da adolescente é a Senhora Adriana Ferreira que também apresenta problemas psicológicos, fazendo uso continuo de medicamentos, razão pela qual a família não apresenta nenhuma estrutura psíquica para cuidar da adolescente.
Portanto, não há um responsável capaz nem para os medicamentos contínuos necessários, ainda mais se responsabilizar para dar a medicação de métodos contraceptivos, evitando-se uma nova gestação.
Sem mais para o momento, colocamos á inteira disposição de V. Exa para os esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
__________________________________________
Eliane Zanutto
Assistente Social