comandos eletricos
AUTOMÁTICOS
1.
INTRODUÇÃO
Automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos em determinadas máquinas ou processos industriais, tendo por objetivo o aumento de sua eficiência, maximizando a produção com menor consumo de energia, menos matérias primas, menor emissão de resíduos, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência do homem sobre tal processo ou máquina. É um passo além da mecanização, onde operadores humanos são providos de maquinaria para auxiliá-los em seus trabalhos.
Para se efetuar tal automação foram criados componentes e equipamentos como sensores, chaves de fim de curso, contatores, relés, transformadores de comando, inversores de frequência e PLCs, sobre os quais abordaremos neste trabalho, evidenciando
suas propriedades,
características estruturais e
de
funcionamento. Mostraremos também um pouco da história e desenvolvimento destes equipamentos e técnicas que tanto contribuem com o trabalho humano.
2.
HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DOS COMPONENTES
DE AUTOMAÇÃO ELÉTRICA
A automação existe desde a pré-história, com a invenção da roda para transportar materiais diminuindo o esforço humano, mas começou a despertar interesse com o início da era industrial no século 18, com o início das linhas de montagem idealizadas por Henry Ford a automação industrial foi alavancada e, desde então, não para de evoluir.
Notou-se a necessidade de fazer algo para que fosse aumentada a produtividade das indústrias, iniciando-se assim o desenvolvimento de máquinas para executar as tarefas com maior precisão, rapidez e qualidade.
Podemos citar como alguns dos primeiros sistemas de automação a criação dos cartões perfurados no final do século 19 por Herman Hollerith, sua invenção reduziu cerca de 20 vezes o tempo para conclusão de algumas tarefas para o Censo