relatório
Rio de Janeiro
19/01/2013
IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PELO TESTE DE CHAMA
Rio de Janeiro
19/01/2013
OBJETIVO
O objetivo da experiência do teste de chamas foi descobrir quais eram as substâncias químicas presentes em sais através da cor das chamas produzidas por cada uma.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. MATERIAIS E REAGENTES 5
3. PROCEDIMENTO 6
4. RESULTADOS 7
5. CONCLUSÃO 8
6. REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
A análise qualitativa é à parte da química analítica que se preocupa com a identificação dos constituintes de uma amostra, através de procedimentos, como a análise por via seca, que permitem identificar a constituição de uma substância. Um dos métodos mais conhecidos de se reconhecer a substância por via seca é o teste de chama.
Baseado no espectro de emissão do elemento, a substância irá modificar a cor da chama para uma cor característica. O espectro é um conjunto de radiações emitidas por uma fonte de luz.
A coloração deve-se a volatilização e correspondentes transições eletrônicas de determinado elemento químico presente na amostra sendo essa cor característica de cada elemento.
Para se ter um melhor resultado no teste de chama, pode-se ainda usar o espectroscópio (instrumento destinado a separar os diferentes componentes de um espectro óptico) para comparar os espectros obtidos com os espectros de referência, podendo assim fornecer provas mais concretas do tipo de componente presente na chama.
2. MATERIAIS E REAGENTES
Materiais:
Bico de bunsen,
Tubos de ensaio,
Suporte dos tubos de ensaio,
Fio de níquel-cromo,
Pinça de madeira,
Fósforos,
Reagentes:
LiCl
KCl
CaCl2
BaCl2
SrCl2
CuCl2
Pb(CH3COO)2
NaCl
HCl
3. PROCEDIMENTO
1- Limpeza do fio de níquel-cromo: Molhou-se o fio na solução de HCl. Aqueceu-se o