Relatório
1) Qual era o comportamento dos Brasileiros perante opções de investimentos até a década de 60?
R – Os brasileiros investiam mais em ativos reais como, por exemplo, em imóveis, pois tinham certa apreensão nas aplicações em ações e principalmente de títulos públicos ou privados devido a inflação crescente que existia naquele período.
2) Cite os fatores que limitavam o desenvolvimento de um Mercado de Capitais mais ativos;
R - um dos fatores foi o programa de grandes reformas na economia nacional, devido as diversas leis que foram editadas onde instituiu a correção monetária através da criação das ORTN (Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional) que era o titulo publico federal emitido pelo tesouro nacional com a característica de pagar remunerações corrigidas pelos índices inflacionários calculados pelo Governo.
3) Porque a correção monetária foi importante para a quantificação do Mercado de Títulos e Capitais?
R – porque ela disciplinou mercado e estabeleceu medidas para o desenvolvimento do Mercado de Capitais tendo uma reformulação da legislação sobre a Bolsa de Valores forçando a sua profissionalização e a criação de bancos de investimentos
4) Qual era o papel da Diretoria de Capitais do banco Central com o desenvolvimento do Mercado de Capitais? Por qual órgão ele foi Substituído?
R – o seu papel era de regulamentar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários as Bolsas de valores, os intermediários financeiros e as companhias de capital aberto, e o órgão que substituiu esta Diretoria são a CVM (Comissão de Valores Mobiliários)
5) O que desencadeou o BOOM da Bolsa de Valores em 1971? Quais foram as suas conseqüências?
R - O grande volume de recursos no mercado acionário após incentivos fiscais criados pelo Governo Federal, Havendo uma grande demanda de ações pelos investidores que acabou se criando um movimento especulativo e as conseqüências foram vários anos de mercado deprimido