Relatório
Trabalho solicitado como avaliação parcial da disciplina Antropologia Cultural e Educação pelo Professor Evandro Henrique Rabello.
Feira de Santana 03 de outubro de 2010
Relatório do filme “A massai Branca”
O filme “A Massai Branca” trata do choque cultural entre Carola( Nina Hoss) uma jovem suíça de classe média alta e Lemalian( Jack Ido), um guerreiro massai da tribo Samburu.
No filme podemos ver até que ponto um povo pode se sobrepor a outro. Após Carola se apaixona loucamente por Lemalian, ela resolve ir atrás do seu amado, e uma mudança radical passa a acontecer na vida de Carola. Atração pelo oposto também é uma questão levantada no filme.
O primeiro momento que ela perceber ter uma cultura bem diferente da do Massai é na hora do sexo, pois os massai não costumam inovar, não conhece o romantismo e só conhece uma posição, e em momento algum pensa em satisfazer a parceira. Penso que seja pelo fator das mulheres massai não ter o clitóris (órgão que proporciona o prazer) e então os massai não estão acostumados a ver a mulher sentir prazer. Outro momento no filme que mostra que eles não estão acostumados a ver a parceira sentir prazer é quando eles têm uma relação mais intensa, e ele por não está acostumado com as reações dela, pergunta se ele a machucou.
Outro momento que me chamou atenção, pois ficou clara a diferença cultural deles, foi quando ela vai ao banco sacar dinheiro, e com simpatia conversa com o atendente, Lemalian que não está acostumado a ver aquele tipo atitude nas mulheres massai, logo questiona Carola perguntando de onde ela conhece o atende.
A relação entre Lemalian e Carola seria perfeita se não fossem as diferenças culturais deles. Ela não aceitava os costumes dos povos massai. Ver uma mulher morrendo de parto e não fazer nada é impossível para a cultura de Carola, enquanto para Lemalian aquela situação não passava de uma feitiçaria, e para os costumes deles