Relatório
Pólo: Laranjeiras do Sul
Professor da disciplina: Nelsi Antonia Pabis
Tutor(a) a distância: Eliana Djubatie
1- No Brasil, historicamente, os negros estiveram em situação de inferioridade em relação aos brancos. O racismo atribuiu à população negra a marginalização, a pobreza e a discriminação. O preconceito é entendido como julgamento precipitado a respeito de uma pessoa ou um grupo de pessoas. Em uma lauda escreva o que está sendo feito para a superação dos preconceitos raciais.
Ações para a superação do preconceito
O preconceito existe há muito tempo e foi crescendo no decorrer do processo histórico e muito pouco se tem feito para acabar com tanta discriminação. Até o próprio negro acabou se conformando com essa situação. O caminho é muito longo para superar as discriminações, pois parecem enraizadas, difíceis de serem aceitas, não só contra o negro ou outras etnias, mas são muitos preconceitos: econômicos, sociais, religiosos, etc, e está longe a compreensão de que somos resultado de muitos convívios. Pertencemos a várias culturas, raças e etnias e não existe raça melhor nem pior.
A Lei e seu artigo A-26, asseguram a valorização das raças em especial a cultura afro. Garantia de porcentagem para negros em universidades, acesso de deficientes em concurso público e etc, etc etc. Mas será que isso acontece na prática? Esses direitos existem mesmo? Na escola enquanto professores procuramos trabalhar a igualdade, possibilitando os mesmos direitos para todos os alunos, mas o aluno já possui uma história construída, com valores que foram repassados pela família. Isso muitas vezes gera conflitos, pois valores já foram construídos. Isso é o mínimo perto do que se vê. A discriminação está por trás das linhas, subornando e incentivando as diferenças injustificáveis. A mídia é um exemplo, que incentiva as diferenças.
A constituição de 1988 passou a considerar os povos indígenas como