Relatório
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
RÁVYLLA VERENNA ALVES LIMA
RELATÓRIO: SOLUÇÕES – PREPARO E DILUIÇÃO
TERESINA-PI
JULHO-2013
SOLUÇÕES – PREPARO E DILUIÇÃO
RESUMO
A química em soluções é amplamente utilizada nas mais diversas áreas. Nesse sentido o conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância tendo em vista que grande parte das reações realmente ocorre em solução aquosa e não aquosa. E sendo o processo de diminuição da concentração denominada de diluição. Diluir uma solução nada mais é do que diminuir sua concentração acrescentando a ela mais solvente, sem alterar a massa do soluto.
INTRODUÇÃO
A solução é toda a mistura homogénea de duas ou mais substâncias, e é impossível separar o soluto do solvente por processos físicos. Estas soluções podem ser classificadas de acordo com o estado da matéria, sólido, líquido ou gasoso, de acordo com a condução de corrente elétrica e também de acordo com as quantidades proporcionais de soluto e solvente.
OBJETIVOS
Preparar uma solução aquosa de sulfato de cobre pentahidratado à concentração de 0,2 mols/l e também da substância de NaOH à concentração de 0,1 mol/l e em seguida, realizar a suas diluições e calcular as massas de soluto.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes
Balão volumétrico de 100 mL
Béquer de 25 mL
Bastão de vidro
Pipeta graduada e volumétrica
Frasco
Espátula
Reagente
Procedência
Pureza
M. molar
NaOH
Dinâmica
99%
40,00
CuSO4.5H2O
Dinâmica
98%
249,69
PROCEDIMENTO
Primeiro foi feito a pesagem dos solutos das massas calculadas de 4g/mol de NaOH e de 5g/mol de CuSO4.5H2O e com a ajuda de uma espátula coloquei a substância, pouco a pouco, no béquer sem deixar cair no prato da balança, pretendendo obter o valor próximo calculado e em seguida registrei o valor na balança. Depois adicionei 10 ml água destilada com a pipeta nas substancias para