Relatório
UC: Química das Transformações
Turma:
Experimento no
Data da realização do experimento:
Responsáveis: e
Resumo Solução tampão é toda solução que é capaz de resistir a mudança de pH ,mesmo com a adição de pequenas quantidades de ácido ou base, constituída por um par ácido base conjugados.Essas soluções possuem um limite, que é chamado de capacidade tamponante e varia de acordo com as concentrações de ácido e base utilizados. Nos experimentos realizados objetivou-se a observação das propriedades dos tampões e também a verificação da capacidade tamponante e sua relação com a concentração de ácido e base. Concluiu-se que as soluções tampão de maior concentração tem maior resistência a alterações no pH.
Introdução
Inserida no conceito de equilíbrio químico está a solução tampão, este é o nome dado as soluções que resistem a variação do pH mesmo com a adição de pequenas quantidades de ácido ou base. Essa resistência é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão. Um tampão é constituído de uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada ou de uma base fraca e seu ácido conjugado e são utilizadas quando se necessita de um meio com pH aproximadamente constante. A equação central para as soluções-tampão é a equação de Henderson-Hasselbalch, a qual consiste meramente em um rearranjo da expressão da constante de equilíbrio Ka para a dissociação de um ácido:
Alguns exemplos mais utilizados de soluções tampão são:
- ácido acético + acetato de sódio
- amônia + cloreto de amônio É importante lembrar que existe um limite para as quantidades de ácido ou de base adicionadas a uma solução tampão antes que um dos componentes seja totalmente consumido.Esse limite é conhecido como a capacidade tamponante de uma solução tampão e é definido como a quantidade de matéria de um ácido ou base fortes necessária para que 1