Relatório
Este filme acontece em um Colégio dos Estados Unidos no início da década de 50, no Wellesley College, um colégio tradicional e aristocrata feminino, que busca educar jovens mulheres para se transformarem em ótimas esposas e mães responsáveis da alta e média sociedade. Então chega neste mesmo colégio uma professora de história da arte, Katherine, que consegue com muito esforço trabalhar neste colégio tradicional, porém a professora durante todo o filme tenta abrir a mente de suas alunas para um pensamento mais liberal, com isso ela enfrenta obstáculos e até mesmo os pais e a administração da escola.
A história fica centrada em uma professora inovadora com ideias à frente de seu tempo que é contratada por uma renomada e tradicional escola de Ensino Médio, a qual preparava alunos para as Universidades americanas na década de 50. Num primeiro contato com a turma, composta apenas de mulheres de classe média alta, a professora Katherine ficou surpresa com a capacidade das alunas condicionadas às limitações da “decoreba” de uma apostila extremamente limitada. Além disso, as alunas tinham desconhecimento do que realmente seria a disciplina de História da Arte, com a qual a professora teria que trabalhar.
A Instituição educacional era de uma postura extremamente tradicionalista, assim como a maioria da administração do colégio, de visão limitada, passaram a ver a professora como uma questionadora e comunista. E, de fato, ideias que iam de confronto aos costumes da época (anos 50).
Não sendo uma professora limitada, tentou ampliar os métodos educacionais. O método visual utilizado, slides, favoreciam os alunos. Pelo visto, foram também utilizados outros métodos educativos, como visitas a uma exposição de artes. Uma maneira de despertar o interesse do alunado pela disciplina, observando detalhes que não estavam expostos na apostila.
Tendo provocado questionamentos e reflexões acerca das normas impostas, não somente em