adsl
Como funciona
A empresa (uma operadora de telefonia) instala um modem próprio para ADSL, que faz a conversão de dados que chegam e saem pela linha telefônica. A velocidade é garantida por um processo digital avançado que comprime essa informação. utilizando ADSL a linha telefônica não fica ocupada, porque o modem contém um chip chamado splitter, que separa voz e dados. Por sua vez, a parte de dados também é dividida em download (recepção de dados) e upload (envio de dados). A velocidade do upload, geralmente, é bem inferior à de download. Praticamente todas as empresas que fornecem ADSL só o fazem se o local do usuário não está a mais de 5 Km da central telefônica. Quanto mais longe estiver, menos velocidade o usuário pode ter e a conexão pode ter instabilidades ocasionais. Isso se deve ao ruído (interferência) que ocorre entre um ponto e outro. Quanto maior essa distância, maior é a taxa de ruído. Para que haja uma conexão aceitável é utilizado o limite de 5 Km. Acima disso pode ser possível, mas inviável o uso do ADSL para o usuário.
O sinal do modem ADSL vai tão longe porque na verdade o sinal digital é transmitido dentro de um portador analógico. Justamente por isso, o modem ADSL continua sendo um "modem", ou seja, Modulador/Demodulador.
O sinal de voz pode ir mais longe que o sinal do ADSL devido ao uso de bobinas de carga, que amplificam o sinal. O problema é que as bobinas filtram o sinal ADSL, impedindo que a linha seja usada para dados.
Vantagens:
• Uma ligação ADSL pode atingir uma velocidade 10 a