Relatório
Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados Alegre, 2013
INTRODUÇÃO
A estrutura dos átomos pode ser descrita com base em três partículas elementares: o elétron, que possui carga elétrica negativa; o próton, que possui carga elétrica positiva; e o nêutron, que não possui carga elétrica. Quando, em um átomo, a quantidade de prótons é igual à de elétrons, este fica neutro, é o chamado equilíbrio eletrostático.
A condição de equilíbrio eletrostático da matéria pode ser desfeita a partir de um processo chamado eletrização, que pode ocorrer por atrito, contato e indução. O Gerador de Van de Graaff ou Gerador eletrostático de correia é utilizado para reproduzir este processo. Esse gerador pode ser usado como um acelerador de partículas carregadas.
Gerador de Van de Graaff
A bola condutora carregada é substituída por uma correia que transporta continuamente cargas para a superfície interna de uma esfera oca, que serve somente para que essas cargas sejam transportadas da superfície interna para o exterior da esfera. Como resultado, a carga da esfera oca e o campo elétrico em torno dela podem atingir rapidamente valores muito elevados.
A aula de Física III do dia 20 de junho tem como objetivo a demonstração deste processo pelo professor com participação dos alunos.
MATERIAIS E PROCEDIMENTOS
MATERIAIS
Lâmpada fluorescente
Papel alumínio
Tesoura para corte de fitas de papel alumínio
Bases isolantes para manter os participantes isolados do chão
Fita adesiva
Algodão
Flanela para limpeza e retirada de umidade
Óleo de rícino
Semente de grama
2 cabos de ligação (banana/banana)
PROCEDIMENTOS
Na primeira parte do experimento, foi feita, pelo professor, a demonstração de eletrização por atrito, condução, indução e o princípio de funcionamento do gerador. Foi usada uma esfera auxiliar para demonstrar forças de atração e repulsão e centelhamento e por fim