Relatório
No dia 22 de setembro de 2010, foi realizada a aula de campo sobre a diversidade das plantas, que ocorreu em Dom Mauricio, no Distrito da cidade de Quixadá, onde os alunos que participaram da aula são da Escola Profissional de Quixadá, das turmas 2º A e do 2º B, na qual os idealizadores desta aula de campo foram os professores Dágyla e o Hudson, da disciplina de biologia e do laboratório de biologia, respectivamente.
Primeiramente podemos observa algumas plantas do grupo das Briófitas, estas plantas foram às hepáticas e os musgos, no qual a professora Dágyla nos explicou que as hepáticas e os musgos são plantas que não tem vasos condutores, xilema (transporte de seiva bruta) e o floema ( transporte de seiva elaborada), porém possuem handroma e leptoma, são plantas que não possuem caule, raízes e folhas definidas, mais possuem caulóide, filóide e rizóide. Dando continuidade sobre esse assunto ela nos explicou que essas plantas também possuem hormônio, que são substâncias orgânicas que atuam nos diferentes órgãos das plantas.
Briófitas: ‘ Na passagem evolutiva das plantas aquática (algas verdes) para o Ambiente terrestre, as briófitas foram as primeiras a apresenta algumas das características que permitiram as plantas invadir esse tipo de ambiente.
No ambiente terrestre, os organismos enfrentaram problemas diferentes dos que encontraram no ambiente aquático, sendo o mais importante deles a falta de água. No ambiente aquático a plantas absorvem água diretamente do ambiente que as circundam, não existindo células ou tecido especializado na absorvação e na condução de água. No ambiente terrestre, a quantidade de água sob a forma liquida é bem menor, estando a maior parti dela acumulada no interior do solo. Estruturas como rizóide e raízes, exercendo funções de absorção de água e de fixação da plantas ao solo, foram positivamente selecionada, proporcionando a expansão das plantas para o ambiente terrestre.
As