Relatório
Colégio Técnico Industrial - Prof. Mário Alquati
Divisão de Ensino de Eletrotécnica
Semana Acadêmica de Projetos e Instalações Elétricas
Minicurso de Introdução à Instrumentação
[pic]
Prof. José Eli S. dos Santos
Outubro de 2006
Introdução à Instrumentação
Uma infinidade de equipamentos eletrônicos depende de um interfaceamento com o mundo exterior pra funcionar. Máquinas industriais, eletroeletrônicos, equipamentos médicos, automotivos e equipamentos de eletrônica aeroespacial, além de instrumentos de pesquisa são alguns exemplos. Neste especial analisa-se de uma forma bastante resumida os principais tipos de sensores que são encontrados em aplicações eletrônicas, verificando e comprovando seu funcionamento e uso.
Existem diversos tipos de sensores utilizados em equipamentos eletrônicos. Pode-se usar simples chaves ou dispositivos de acionamento momentâneo do tipo mecânico, até transdutores especiais que convertem alguma grandeza física em uma grandeza elétrica, como, por exemplo, uma tensão. Estes sensores servem para informar um circuito eletrônico a respeito de um evento que ocorra externamente, sobre o qual ele deve atuar, ou a partir do qual ele deva comandar uma determinada ação. A seguir, relacionam-se os principais tipos de sensores que se encontram nas aplicações eletrônicas, com suas características e aplicações. Seria impossível, pela quantidade, abordar todos os sensores existentes, o que poderá ser assunto para artigos futuros, com maior detalhamento.
1) Sensores Mecânicos:
Denomina-se sensores mecânicos aqueles que sensoriam movimentos, posições ou presença usando recursos mecânicos como, por exemplo, chaves (switches). Nesta categoria inclui-se os microswitches e chaves de fim-de-curso. Estes sensores, como o nome sugere, são interruptores ou mesmo chaves comutadoras que atuam sobre um circuito no modo liga / desliga quando uma ação mecânica