Relatório
Matéria: Biogeografia II
Fundada em 30 de Agosto de 2003, a COOPERCAPS - Cooperativa de Coleta Seletiva da Capela do Socorro administra a Central de Triagem, Beneficiamento, Armazenamento e Comercialização da Capela do Socorro situada na Avenida João Paulo da Silva, 48 – Vila da Paz (Interlagos).
A Central iniciou suas atividades em 15 de dezembro de 2003. Atualmente trabalha com 12 toneladas de materiais recicláveis diariamente. A coleta porta a porta é efetuada em mais de 1500 ruas da Capela do Socorro, atingindo os bairros: Socorro, Veleiros, V. Friburgo, Marabá, J. Suzana, Interlagos, Cidade Dutra, J. Satélite, J. IV Centenário, J. Lallo, J. Primavera, J. Cruzeiro, J. Iporanga, J. Presidente e Jd. Nova Guarapiranga, Vila São José, Parque América e Parque São Paulo, 100 condomínios da Região do Morumbi e diversas empresas. (www.coopercaps.com.br)
No dia 17 de outubro de 2011, os cursos de Geografia e Gestão Ambiental foram a Coopercaps a fim de conhecer melhor o processo de coleta seletiva e separação dos resíduos sólidos. Logo quando chegamos assistimos a palestra ministrada por Eder Carlos Almeida uns dos funcionários da cooperativa que tinha como tema: A Sustentabilidade- Responsabilidade Social, Econômica e Ambiental.
A coleta seletiva é apontada pelos especialistas em meio ambiente como a ação de emergência mais adequada para as condições de São Paulo. Há algum tempo, autoridades municipais, então responsáveis pelos serviços de limpeza urbana, declararam a saturação dos aterros. Como a capital não dispõe de outras áreas próprias para o depósito de lixo, os aterros continuam recebendo diariamente toneladas de lixo. A possibilidade de contaminação do lençol freático aumenta dia após dia nas proximidades desses aterros, o que coloca em risco a saúde pública. Do total de lixo coletado na capital, apenas 1% são recolhidos de forma seletiva. Considerado pouco para as toneladas de lixo que a cidade