Relatório "O dia depois de amanhã"
1. Reflexão com as ideias principais do filme:
O filme retracta um futuro que cada vez mais nos assombra, se o nosso comportamento não mudar de atitude, é certamente um risco para a nossa sobrevivência. O que mais despertou interesse em mim em todo o decorrer do filme, foi sem dúvida a forma de como todo este processo de uma falta de cuidado com o nosso planeta, o atingiu. Tudo começou com um fenómeno já esperado, o aquecimento global (arrefecimento brusco e bastante acentuado) em todo o hemisfério Norte. Depois disto, as catástrofes começaram a aparecer como consequências terríveis, os terramotos, tornados e tsunamis. Com isto, a humanidade viu-se numa luta contra a sobrevivência…
2. Identificação e caracterização dos principais problemas ambientais:
- Causas: aquecimento global (aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra); efeito estufa (processo que ocorre quando uma parte da radiação solar reflectida pela superfície terrestre é absorvida por gases presentes na atmosfera); arrefecimento global (é um fenómeno de perda de energia interna que se reflete na diminuição da sua temperatura).
- Consequências: furacões, tsunamis, mortes, aumento do nível médio das águas do mar, prejuízos para a reconstrução dos sítios afetados,…
- Proposta de soluções: ajudar as pessoas a protegerem-se do frio, construção de “cabanas” onde todos estivessem a salvo, mantimentos para que pudessem sobreviver,… Por outro lado, tudo isto deveu-se á sub-exploração dos recursos naturais com isso temos de arranjar alternativas menos poluentes.
3. Responsabilidade e Consciência Ambiental:
A responsabilidade e consciência ambiental, faz parte de cada um de nós. É bastante importante, pois faz-nos ver se os nossos atos são bons ou maus para o ambiente. Infelizmente existem pessoas sem essa capacidade, ou então não querem simplesmente ver se estão a fazer as coisas acertadas. No contexto do filme, as máquinas