Relatório G
No laboratório realizado no dia 13 de maio de 2014, tínhamos como objetivo visualizar e comprovar que corrente se atrasa ou se adianta nos circuitos RC e RL, devido a sua capacitância ou indutância, as quais são calculadas cada uma pelas suas respectivas fórmulas:
Xc = 1/(2πfC)
XL = j 2πfL
Para visualizar essas mudanças em cada circuito utilizamos novamente o gerador de funções no modo com ondas senoidais e o osciloscópio, o qual envolvia duas partes do circuito, sendo elas, o gerador no canal 1(tensão x tempo) e a outra, a resistência no canal 2(corrente x tempo). Sendo assim cada um deles montado como é mostrado na imagem abaixo.
(imagem superior - circuito RC/imagem inferior - circuito RL)
Analisando primeiro o circuito RC com uma amplitude no gerador de 9,8V, obtivemos a seguinte imagem no osciloscópio:
Sendo que a onda azul representa o canal 1 e a amarela o canal dois, constatamos que o capacitor gera um adiantamento da corrente no resistor. Essa diferença calculamos usando uma regra de três utilizando o número de unidades entre as duas ondas(1) e com o número que reprenta o período delas(33), resultando em um adiantamento de 10,9º da corrente em relação a tensão devido a capacitância nessa frequência.
33 - 360º
1 - x = 10,9º
Depois analisamos o circuito RL com amplitude no gerador de 4,16V, que gerou a seguinte imagem no osciloscópio:
Sendo que a onda azul representa o canal 1 e a amarela o canal dois, constatamos que o indutor foi o oposto do capacitor e gera um atraso da corrente no resistor. Essa diferença calculamos usando uma regra de três utilizando o número de unidades entre as duas ondas(1,5) e com o número que reprenta o período delas(15), resultando em um atraso de 36º da corrente em relação a tensão nessa frequência devido a indutância, pois o indutor se opõe e atrasa ela quando a tensão muda.
15 - 360º
1,5 - x = 36º
Concluímos com isso que o capacitor e o indutor são capazes de alterar o