RELATORIO SOLDAGEM G S DE PROTE O
Gás de Proteção
Sumário
Gás de Proteção 1
1.Introdução 3
2.Desenvolvimento 4
2.1.Descrição 4
2.1.1. Gases inertes 4
2.1.2. Escolha dos gases de proteção 5
2.1.3. Adição de gases ativos 5
2.1.4. Gases de Proteção em MIG/MAG 6
2.2.Resultados 8
3.Conclusão 9
4.Bibliografia 10
1.Introdução Gases de proteção são gases inertes ou ativos que são utilizados em diversos processos de arco de solda, mais notavelmente nos processos MIG/MAG e TIG. Sua função é proteger a área de soldagem de gases atmosféricos, como por exemplo o oxigênio, dióxido de carbono e o Vapor de água. Dependendo do material que está sendo soldado, estes gases atmosféricos podem reduzir a qualidade da solda ou tornar o processo de soldagem mais difícil de ser usado. Outros processos de arco de solda usam outros métodos de proteção da solda como por exemplo, o soldagem com eletrodo revestido, que utiliza um eletrodo para cobrir o fundente que produz dióxido de carbono quando é consumido, um gás semi-interte que é aceitável como gás de proteção para a soldagem do aço.
2.Desenvolvimento
2.1.Descrição
Os gases nobres hélio e argônio são fundamentais como gases de proteção em soldagem. Eles podem ser utilizados isoladamente ou misturados entre si ou misturados com gases ativos como o CO2, O2, N2 e H2. Os gases de proteção em condições adequadas são usados na soldagem de ligas metálicas comercialmente conhecidas como aços carbono e aços inoxidáveis e na soldagem de metais como alumínio, cobre, níquel, titânio, tantálio, bem como suas ligas.
A função primordial do gás de proteção é evitar que funçào do gás a poça de fusão entre em contato com a atmosfera que de proteção a envolve. Sem essa proteção, os óxidos formados pela temperatura de fusão dos metais em contato com o ar provocam defeitos no cordão de solda, tais como porosidade e fragilização. Outras funções do gás são