Cranio
Ocrânio é constituídos por 8 ossos que formam a calota craniana e a base ou assoalho do crânio.
No individuo adulto, os ossos cranianos encontram-se fundidos, formando assim uma caixa protetora para o cérebro. (BONTRAGER,2005).
Os ossos do crânio são divididos em 2 grupos, sendo um dos grupos o que forma a calota craniana e o outro a base do crânio.
Cada uma dessas áreas é constituída basicamente de 4 ossos:
• Calota craniana: Frontal, Parietal direito, Parietal esquerdo e Occipital.
• Base do crânio:Temporal direito, Temporal esquerdo, Esfenóide e Etmóide.
2. ANATOMIA DOS OSSOS DO CRÂNIO
Olhando o crânio de frente, o Frontal é o osso da calota craniana que mais se destaca.Ele contribui para a formação da testa e da parte superior da órbita e é composto de 2 partes principais: uma parte escamosa ou vertical(que forma o osso frontal) e uma parte orbital ou horizontal (que forma a parte superior da órbita). (BONTRAGER,2005).
A. Parte escamosa ou vertical:
A glabela é uma proeminência elevada e lisa que esta entre as sobrancelhas logo acima da ponta do nariz.
O sulco supra-orbital (SSO) é uma depressão leve, que está acima de cada sobrancelha. É um ponto de referência importante, pois corresponde ao assoalho da fossa anterior da abóbada craniana, que também está ao nível da lâmina orbital ou no nível mais elevado do bloco formado pelos ossos da face.
Nota: Você pode achar o SSO em si mesmo,basta percorrer a extensão da sobrancelha com o dedo e sentindo o arco ósseo elevado, em seguida deslizar o dedo para cima e deixá-lo cair suavemente dentro do SSO.
A borda superior de cada orbita é chamada de margem supra-orbital ou MSO.
A incisura supra-orbital (forame supra-orbital) é um pequeno orifício ou abertura situada dentro da margem supra-orbital, em uma posição levemente medial ao seu ponto médio. Um nervo e uma artéria passam através dessa pequena abertura.
A Crista óssea situada embaixo de cada