relatório volumetria ácido / base
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Instituto de Química
Química Analítica Quantitativa
Relatório: Volumetria Ácido - Base
Mayra silva coutinho
Brena Diniz Cardoso
João Batista de Lima
Priscila Paulino da Silva
Valeria de aquino martins
Docente: Francisco Claudece Pereira
Natal/RN
Abril, 2014
Índice
- Introdução
- Objetivos
- Procedimentos experimentais:
1.1 Materiais ou vidrarias utilizados
1.2 Soluções utilizadas
1.3 Preparação e padronização de soluções, além da determinação dos teores de ácido acético em uma amostra de vinagre comercial e de hidróxido de magnésio em leite de magnésia.
- Resultados e discussões
- Conclusão
- Referências
INTRODUÇÃO
A volumetria tem como objetivo a medição de volumes de duas soluções, que reagem uma com a outra, sendo uma solução de concentração conhecida e a outra contendo a substância a ser doseada, onde na verificação da concentração molar da solução problema, ou seja, da que está sendo preparada, dá-se o nome de padronização. Hidróxido de Sódio (NaOH)
É fortemente alcalino, com fórmula molecular NaOH; não é inflamável, possuindo um ponto de ebulição muito alto e solubilidade na água de 107,4 g/100ml de água a 25°C (reatividade química em água, dissolvendo-se com liberação de muito calor, pode evaporar e respingar) e um pH de 12,7 (0,1M). Quando molhado ataca metais como o alumínio, chumbo, estanho e zinco produzindo gás hidrogênio inflamável. Também é conhecido como soda caustica, um composto químico bastante corrosivo, translúcido branco, solúvel em água e em etanol, porém insolúvel em éter. O contato com o sólido e o pó, pode causar graves queimaduras, sendo prejudicial, se ingerido.
Aplicação
Pode ser encontrado na indústria química, particularmente na produção de sabões e de papel. É também usado para adsorver gases ácidos, como o dióxido de carbono e o dióxido de enxofre, e no tratamento de