Relatório Visita Técnica
RIOVIVO AMBIENTAL LTDA.
RUA PEDRO STEFFEN, 200 - 88355-280 - BRUSQUE – SC
03/09/2014
13:00h ÀS 17:00h
OBJETIVOS DA PESQUISA
A VISITA TÉCNICA TEVE POR FINALIDADE RELACIONAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS POR MEIO DAS AULAS TEÓRICAS E AS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA COM A PARTE PRÁTICA EXERCIDA NO SEGMENTO INDUSTRIAL. VISITANDO A EMPRESA RIOVIVO QUE ATUA NA ÁREA A VÁRIOS ANOS, PODE-SE OBSERVAR O DECORRER DO PROCESSO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES E AS FUNÇÕES ESPECÍFICAS DE CADA ETAPA DO PROCESSO.
APRESENTAÇÃO (O QUE SERA APRESENTADO NESTE RELATÓRIO; BREVE HISTÓRICO DA EMPRESA)
A EMPRESA NA QUAL REALIZAMOS A VISITA TÉCNICA, RIOVIVO,
DESENVOLVIMENTO (RELATO PORMENORIZADO DAS ATIVIDADES/PROCESSOS OBSERVADOS NA VISITA)
O PROCESSO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES REALIZADO NA EMPRESA RIOVIVO, É SUPERVISIONADO PELO ENGENHEIRO AMBIENTAL WAGNER E OS PROCESSOS QUÍMICOS SÃO SUPERVISIONADOS PELA ENGENHEIRA AMBIENTAL ANA.
O PROCESSO TEM ÍNICIO NA CAPTAÇÃO E RECEBIMENTO DOS EFLUENTES, ORIGINADOS PELAS INDÚSTRIAS BRUSQUENSES. OS EFLUENTES CHEGAM ATÉ A E.T.E. ATRAVÉS DE DOIS MEIOS: TUBULAÇÕES, QUE CORRESPODEM À 90% DA DEMANDA DA EMPRESA E ATRAVÉS DE CAMINHÕES TANQUE DE EMPRESAS QUE NÃO POSSUÊM TUBULAÇÕES NA CIDADE DE BRUSQUE OU EMPRESAS MAIS DISTANTES.
OS PRINCIPAIS EFLUENTES RECEBIDOS SÃO ORIGINÁRIOS DAS INDUSTRIAS TÊXTEIS (TINTURARIAS), QUÍMICAS E METALÚRGICAS.
APÓS A CAPTAÇÃO E RECEBIMENTO DOS EFLUENTES, ADICIONA-SE UMA PEQUENA QUANTIDADE DE CLORETO FÉRRICO, QUE IRÁ REAGIR COM O H2S, AMENIZANDO O ODOR CARACTERÍSTICO DO EFLUENTE. OS MESMOS SÃO DEPOSITADOS EM UMA LAGOA COM CAPACIDADE DE 24.000m³, LAGOA TAL QUE POSSUI CERCA EM TODO SEU PERÍMETRO COM CLIMATIZADORES QUE BORRIFAM UM PRODUTO QUE AMENIZAM O ODOR. O EFLUENTE CHEGA EM UMA TEMPERATURA MÉDIA ENTRE 38°C À 40°C. ENQUANTO ELE ESTÁ DEPOSITADO NA LAGOA OCORRE O PROCESSO DE TROCA DE CALOR, REDUZINDO SUA TEMPERATURA PARA 36°C, UMA TEMPERATURA, SEGUNDO O ENGENHEIRO WAGNER, ACEITÁVEL