Relatório Visita Técnica Areieiro
1 INTRODUÇÃO
Um dos agregados mais relevantes da fabricação de materiais da Construção Civil, como o concreto é a areia, ou tecnicamente, agregado miúdo. A mineração é uma atividade econômica importante tendo em vista que gera inúmeras outras atividades, sendo considerada um dos setores básicos da economia. A extração de areia ocorre em ambientes onde houve a deposição de material sedimentar advindo das transformações ao longo das eras geológicas. Existem dois tipos: retiradas do leito do rio e de cava. As areias retiradas do leito do rio são denominadas areias naturais, uma vez que são removidas diretamente da natureza, sem atingir barrancas ou mata ciliar, e apresentam melhor qualidade. Já a areia de cava, também chamada de areia artificial, é assim denominada, pois passam por um processo de beneficiamento – ou seja, é feito um conjunto de intervenções os quais visam um melhor aproveitamento de determinados aspectos do material.
No Mato Grosso do Sul a extração é exclusivamente de cava. Uma das empresas pioneiras da região, que também se destaca pela qualidade de serviço e produtos no município de Campo Grande é a Mineração Igram.
2 OBJETIVOS
Este relatório visa apresentar e relatar os procedimentos realizados na empresa Mineração Igram, os quais foram analisados em visita técnica. Esta foi realizada no dia 14 de março de 2014, no período matutino, com a turma de Materiais de Construção Civil I da Engenharia Civil - UFMS. No local fomos recepcionados pelo gerente de produção Marcelo e assistente Cristóvão, os quais explanaram sobre o processo de produção da areia e relação de sustentabilidade da empresa.
3 VISITA TÉCNICA NA EMPRESA MINERAÇÃO IGRAM
3.1 Processo de Produção e Planta Fabril
Existem dois tipos de areia comercializados pela empresa: os pedriscos (uma lavagem) e a areia lavada (duas lavagens). Segue abaixo o esboço da planta de produção.
Figura 1 – Esquema da planta fabril da empresa Mineração Igram
Legenda: 1 –