Relatório Vidrarias
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº 2.
Titulo: “Instrumentos de medida: Qual a forma correta de usá-los?”
Grupo Nº____ :
Elaine da Silva, RA: 312204010
Crelia Gabriel, RA:312205170
Julio César, RA: 312206282
Carla Sampaio, RA: 412205297
Turma: 1ºA
Curso: Farmácia e Bioquímica
Disciplina: Fundamentos de Farmácia
Local: São Paulo Data: 21/09/2012.
INSTRUMENTOS DE MEDIDA: QUAL A FORMA CORRETA DE USÁ-LOS?
Objetivo Analisar a precisão, exatidão e funcionalidade dos instrumentos laboratoriais de medida, a fim de poder avalia-los para verificar quais são as melhores opções a serem escolhidas em determinadas necessidades.
Introdução
Sempre que uma medida é efetuada, deve-se levar em consideração o erro a ela inerente. O erro de uma medida pode ter origem em diversas fontes como o aparelho utilizado, o objeto, o operador etc. Em uma medida exata, os valores encontrados estão muito próximos do valor verdadeiro. A precisão refere-se a quão próximas diversas determinações de uma medida estão entre si. Medidas podem ser precisas sem serem exatas, devido a algum erro sistemático. O ideal é que as medidas sejam precisas e exatas. A precisão de uma medida pode ser melhorada aumentando-se o número de determinação de uma medida e fazendo-se o valor médio das mesmas.
A medida do volume de líquidos é feita em aparelhos graduados ou volumétricos e são utilizados dependendo da necessidade de maior ou menor precisão. A vidraria calibrada deve estar adequadamente limpa para evitar que parte do líquido fique aderida nas paredes e não deve ser seca em estufa, a temperatura elevada, para que não fique descalibrada, pois o coeficiente de dilatação volumétrico do vidro é diferente do coeficiente de contração.
Materiais e reagentes utilizados
Em nossa segunda aula de laboratório utilizamos os itens descritos abaixo para os experimentos:
Becker
Pipeta graduada
Pipeta volumétrica
Bureta
Proveta