Relatório Vidrarias
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
Relatório de Aula Prática
Medidas de volumes aproximadas e precisas
Discentes: Danielle Priscyla Ribeiro - 13030004401
Jessicleia Magalhães - 13030005901 Maisa Nascimento - 0903004701
Taiana Raquel de Sousa - 13030002101
Belém – Pará
2014
Relatório de Aula Prática
Medidas de volumes aproximadas e precisas
Relatório apresentado pelas discentes Danielle Priscyla Ribeiro, Jessicleia Magalhães, Maisa Nascimento e Taiana Raquel de Sousa, 2° núcleo da graduação em Ciências Farmacêuticas, à disciplina Química aplicada à Farmácia sob avaliação da docente Roseane Ribeiro.
Belém – Pará
2014
1. INTRODUÇÃO
Na execução de atividades em um laboratório, uma variedade de equipamentos são envolvidos e para que haja sucesso nas tarefas, tudo deve estar empregado de forma adequada. Atentando-se, principalmente, na escolha dos equipamentos, que dependem dos objetivos e das condições em que o procedimento será executado.
Em qualquer procedimento de experiência científica, as vidrarias representam grande importância, pois são úteis no manejo das substâncias e na medição de quantidades. Dessa forma, é necessário conhecer além da variedade dessas vidrarias, as suas especificações de utilidade e suas características, mas principalmente suas aplicações, facilitando o desenvolvimento de um experimento.
As vidrariasrecebem esse nome exatamente porque são feitas de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas, para suportarem temperaturas elevadas e não reagirem com substâncias contidas nele.
Dentre as vidrarias volumétricas, que apresentam medidas precisas, estão a bureta, a proveta e a pipeta (volumétrica e graduada). São instrumentos que não devem ser expostos a variações acentuadas de temperatura, pois são calibradas numa