curriculo
Nos oito primeiros capítulos foram abordados os temas: Como operacionalizar uma aula com sucesso. Nos dois capítulos finais foram abordados os fundamentos da mesma perspectiva quanto ao processo de avaliação da aprendizagem. O título dado ao livro é muito significativo tendo em vista a abordagem dada ao assunto, pois avaliar a aprendizagem está profundamente relacionado com o processo de ensino e, portanto, deve ser conduzido como mais um momento em que o aluno aprende chamado de momento privilegiado, porque na prova o aluno coloca suas energias em busca de sucesso, normalmente associado a uma boa nota. Prova – um momento privilegiado de estudo – não um acerto de contas.
No dizer do autor, objetivou-se ajudar o professor na prática do dia-a-dia, tendo por base o pensamento: “não é acabando com a prova escrita ou oral que melhoraremos o processo de avaliação da aprendizagem, mas ressignificando o instrumento e elaborando-o dentro de uma nova perspectiva pedagógica”(p. 9). O diagnóstico que se apresenta sobre a prova, não está na eliminação desse instrumento avaliativo, mas na transformação desse aplicativo em oportunidade dentro da nova perspectiva de ensino e aprendizagem.
O primeiro passo para a transformação justifica-se, segundo Vasco Moretto, por dar ao processo de avaliação um novo sentido, isto é, transformá-lo em oportunidade para o aluno ler refletir, relacionar, operar mentalmente e demonstrar que tem recursos para