relatório técnicas de redação
As técnicas de redação foram separadas em três pontos para facilitar o processo em questão.
As pessoas utilizam a linguagem para se comunicar,não é verdade?
Mas você já percebeu que sempre nos referimos aos textos que produzimos por nomes como a carta de Maria a bula de remédio,o telefonema do amigo,o sermão do padre, a lista de compras, o e-mail,a receita de bolo, o gráfico o discurso de abertura de um evento, a lei.
Na verdade para nos comunicar, utilizamos esses “meios” que chamamos de gêneros textuais.São os textos materializados encontrados em nosso cotidiano.Esses apresentam cara características sócio-comunicativas definidas por seu estilo,função,composição,conteúdo e canal.
° É importante saber que o gênero textuais cumprem uma função na sociedade e apresentam estrutura e aspectos lingüístico que lhe são característicos.
° Em nosso cotidiano, a produção dos gêneros textuais acontece sempre vinculada a um evento em que a comunicação humana é necessária.
° Como falantes de língua,vamos aprendendo qual gênero adequado a uma situação.
Por exemplo, se você vai as compras e não quer esquecer nada, você faz uma lista daquilo que precisa comprar jamais lhe passaria pela cabeça fazer um discurso ou escrever uma lei.
Há textos que exigem uma linguagem mais informal(bilhete SMS e-mail) e outros mais formais ( um discurso em sociedade, oficio, requerimento) Os gêneros podem ser expressos de forma escrita ou oral.Todos eles são gêneros textuais utilizados na comunicação humana e são determinados pelo evento comunicativo.( telefonema- gênero oral),(bilhete,convite, e-mail- gêneros escritos)
Todos texto produzidos, seja em qualquer gênero, tem um autor que se dirige a um possível receptor, apresenta um tema,expresso em uma variedade lingüística oral ou escrita, e cumpre uma função social,já que sua produção é sempre motivada por alguma necessidade de comunicação humana.
O que devemos