Relatório Treliça
Disciplina: Experimentação IIProfessor: João Carlos SouzaData: 04/11/2014
Alunos: Alan Dias Floriano, Elaine Aparecida Queiroze Tássia M. Santanna.
Competição de Treliças - Relatório
Nosso trabalho consistiu na confecção de duas treliças idênticas unidas paralelamente com as seguintes dimensões: 27cm de altura, 60cm de comprimento e 10cm de profundidade. Seu desenho foi concebido pelo emprego da curva catenária, modelo antigo empregado na construção de pontes, como forma de conferir mais resistência à estrutura. Para tal, foi usado um barbante preso pelas extremidades com fita adesiva em um quadro vertical; a curva gerada no barbante pelo efeito da gravidade foi copiada para uma folha de papel manteiga que serviu de molde para as treliças.
A partir de então, foram traçados os 2 segmentos da base e 7 linhas radiais partindo do centro da base (onde planejou-se colocar um pedaço de cano de PVC para suporte da carga) e colocadas em intervalos de ângulos de 22,5 o. Foi prevista a colocação de 9 segmentos para união das duas treliças na junção de cada apoio radial com o arco e nas extremidades da base.
Após a execução do desenho preliminar da treliça, sua estrutura foi testada em um software de simulação de esforços e observou-se a seguinte relação entre as resistências das partes (em valores aproximados):
PEÇA UNIDADES DE FORÇA SUPORTADAS arco 60 base 40 linhas radiais 20
Tendo por base essas proporções (3 – 2 – 1, respectivamente), a espessura das peças, medida em fios de macarrão, foi calculada após a contagem total dos fios de um pacote de 500gr de espaguete resultando nas quantidades a seguir:
PEÇA FIOS DE MACARRÃO arco 24 base 16 linhas radiais 8
Durante o processo de confecção foram adicionadas mais 2 peças de união entre as treliças colocadas na metade de cada segmento da base, porém, após a pesagem, foram removidas devido à ultrapassagem do peso de 700gr. Os