Relatório: Transformações Químicas
Departamento de Ciências Naturais – DCN
Disciplina: Química geral e Orgânica
Professor: Douglas Gonçalves
Vinicius Vieira Botelho
RELATÓRIO TÉCNICO: TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Vitoria da Conquista, Bahia.
Outubro de 2013
OBJETIVOS:
Estudo dos fenômenos nos quais, uma ou mais substâncias se transformam originando novas substâncias.
INTRODUÇÃO:
A matéria pode sofrer dois tipos de transformações: físicas e químicas. Transformações físicas são mudanças nas propriedades físicas (tais como tamanho, forma, densidade) ou mudanças no estado da matéria que não são acompanhadas por mudanças em composição. Já numa transformação química, são formadas substâncias novas, com propriedades e composição diferente do material inicial [1].
As transformações químicas são denominadas reações químicas. As substâncias que desaparecem durante estas transformações são chamadas reagentes, e aquelas formadas são chamados de produtos. De uma forma resumida, podem-se representar as transformações químicas por meio das equações químicas [2].
Segundo HEIN e ARENA [1] uma equação química emprega os símbolos e fórmulas químicas dos reagentes e produtos e outros termos simbólicos para representar uma reação. As equações são escritas de acordo com o seguinte formato geral:
1. Os reagentes são separados dos produtos por uma seta que indica a direção da reação. Os reagentes são colocados do lado esquerdo da seta, e os produtos, do lado direito.
2. O estado físico da substância é indicado pelos seguintes símbolos: (s) para o estado sólido; (l) para o estado líquido; (g) para o estado gasoso; (aq) para substâncias em solução aquosa.
Dentre as reações, encontram-se quatro tipos diferentes, são elas: Reação de síntese ou adição, reação de simples troca ou deslocamento, reação de dupla troca e reação de decomposição.
Numa reação de síntese dois reagentes se combinam