Relatório teste de chama
Segundo Bohr os elétrons giram em orbitas bem definidas que se dividem em camadas não permitindo que esses elétrons fiquem entre duas camadas, esses elétrons podem saltar essas camadas energéticas absorvendo ou emitindo energias em forma de luz. O experimento é feito através da introdução de uma haste numa chama, tendo como resultado uma coloração diferenciada de acordo com a solução introduzida na chama. Notando à absorção de energia com a consequente emissão de fótons, sendo que cada elemento emitiu fótons em frequências especificas. O teste é baseado na excitação dos elétrons para que se note as características das radiações liberadas por alguns elementos que podem ser notadas ao olho humano através de cores.
Palavras-chave: Chama, energia, Teste.
1. INTRODUÇÃO
Segundo a teoria Bohr (1913), os elétrons giram espontaneamente em orbitas circulares definidas, sem perder nem absorver energia, essas orbitas são divididas em camadas ou níveis – são como aviões numa aerovia que voam numa determinada direção e altitude, quando os elétrons passam de uma orbita para outra os mesmos emitem ou absorvem determinada quantidade de energia o que não permite que esses elétrons fiquem entre dois níveis, quando fornece energia a um elétron esse por sua vez salta para um nível mais energético afastado do núcleo e ao voltarem a sua orbita original eles devolvem a energia absorvida em forma luz (fóton).
2. EXPERIMENTO
O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante.
Matérias usados - Vidrarias e diversos: Lamparina de álcool, haste metálica, piscete contendo água destilada, lanternas.
Reagentes: Soluções ácidas (ou sais sólidos) de nitrato, sulfato ou cloreto de sódio, lítio, cálcio, ferro, cobre, potássio e magnésio na concentração de 1 % (m/v).
Procedimentos
1) Tomada uma haste metálica sendo a mesma aquecê-la na chama da lamparina para eliminar contaminantes voláteis. Depois houve o resfriamento com