Relatório sobre a trajetória de paulo freire
ACADÊMICA: FERNANDA SOUSA GIRARDI
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA-3ª FASE
RELATÓRIO SOBRE A TRAJETÓRIA DE PAULO FREIRE
* INTRODUÇÃO
Paulo Freire o educador reconhecido internacionalmente pelo método de alfabetização, seu nome completo Paulo Régis Neves Freire, nasceu em 19 de setembro de 1921 na cidade de Recife. Sua alfabetização iniciou-se com seus pais, seu quadro era o quintal de sua casa e aos 10 anos se mudaram para a cidade de Jaboatão.
* DESENVOLVIMENTO
Paulo Freire mostrou seu grande diferencial na alfabetização de crianças, jovens e adultos. Freire iniciou como professor de português no colégio Oswaldo Cruz e aos 22 anos ingressou na faculdade de direito em recife, neste colégio tomou conhecimento, através de Paulo Rangel Moreira, da instituição do SESI pela Confederação Nacional das Indústrias. Para Freire foi à oportunidade decisiva para a definição de sua história profissional como educador e filósofo da educação.
Paulo Freire era educador progressista, ele acreditava numa educação de adultos e as populações marginais se aprofundavam na analise politica e filosófica da educação. Houve a construção da educação freieriana, baseada numa consciência critica.
No processo do método de Paulo freire de alfabetização, ele busca não apenas o interesse por aprender a ler a palavra escrita, mas se aprontar a participar da problematização de situações e a conversar quanto à busca de explicações lógicas para as situações. Freire era Diretor da Divisão de Pesquisa e Coordenador do Projeto de Educação de Adultos, onde aplicou pela primeira vez seu método aos adultos de área rural. Como seu método não agradou a alguns políticos, Paulo freire com o golpe de estado foi preso, antes do exilio em 1963 foi publicado seu livro: Alfabetização e conscientização, Porto Alegre, Editora Emma. Após ser posto em liberdade foi obrigado por força maior sair do Brasil em setembro de 1964 a julho de 1980,