Relatório sobre paquimetro
Familiaridade com o instrumento.
Obter conhecimentos para o uso correto do paquímetro a fim de obter medidas confiáveis quando da sua utilização.
2. INTRODUÇÃO
O paquímetro é um dos mais populares instrumentos usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
1. Orelha fixa 2. Orelha móvel 3. Nônio ou vernier *(polegada) 4. Parafuso e trava 5. Cursor 6. Escala fixa 7. Bico fixo 8. Encosto fixo 9. Encosto móvel 10. Bico móvel 11. Nônio ou vernier (milímetro) 12. Impulsor 13. Escala fixa de milímetros 14. Haste de profundidade
O paquímetro que conhecemos foi aperfeiçoado através dos séculos e, ainda é, mas, segundo estudos e especulações, sua origem remonta até mesmo antes da Grécia. O primeiro paquímetro possuía apenas uma régua fixa e um parafuso de ajuste, mas, com a criação da subdivisão dos milímetros, o nônio, foi implantado então a segunda régua móvel, apesar de hoje em dia haverem outros tipos, como o paquímetro com relógio para facilitação da leitura, ou o paquímetro digital.
A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
No exemplo abaixo, o nônio está dividido em 10 partes iguais e que equivalem a 9mm, ou seja, o primeiro traço do nônio está 1/10 mm antes do traço da escala fixa, o segundo está a 2/10 e assim por diante.
Para efetuarmos leitura de medidas em um paquímetro, faz-se necessário conhecermos bem todos os valores dos traços da escala.No sistema métrico decimal, o valor de cada traço da escala fixa é igual a 1 mm.
Desta maneira concluímos que, se deslocarmos o cursor do paquímetro até que o zero do nônio coincida com o