Relatório sobre diferentes conceituações de negociação
Na vida pessoal e profissional buscamos realizações, informações, propósitos, comunicação, acordos, interesses e objetivos. E para alcançarmos e conquistarmos, aquilo que almejamos é preciso negociar.Nesse relatório, vamos abordar o que é negociação e os seus diferentes conceitos, o seu importante papel na sociedade, tanto nas áreas econômicas, financeira, empresarial, social, quanto nas relações interpessoais.
Negociar interpreta-se como um processo onde duas partes, pessoas ou grupos, planejam se comunicar para trocar informações, buscando acordos para suprir suas necessidades, usando resultados lucrativos para todos.
Hoje em dia qualquer empresa de pequeno, médio, ou grande porte, possui uma estrutura organizacional, onde tem um sistema que divide em diversas áreas, entre elas, as áreas de venda e compra que trabalham com clientes e fornecedores, estando sempre trocando informações, buscando qualidade, bom preço, e desenvolvendo um bom relacionamento, com o objetivo de conquistar e satisfazer os meios envolvidos. Para todo esse processo é fundamental a negociação.
Na negociação existem diferentes conceitos, de acordo com vários autores, os conceitos que mais chamaram a nossa atenção foram dos autores, Marcio Miranda e Jose Augusto Wanderley.
Miranda define o conceito de negociação como uma condição inata de sobrevivência do ser humano. Ele diz que o negocio, é um processo social básico, utilizado para resolver conflitos toda vez que não existem regras, tradições, formulas, métodos racionais, ou poder de uma autoridade superior.Um ponto interessante da visão de Miranda é que, ele ressalta como um bom negociador precisa agir e se comportar diante de clientes que possuam quatro característica, que são elas:
* Sociável: precisa de criatividade e entusiasmo. * Atável: preferência a sensibilidade e calor do discurso. * Obstinado: exige atitudes objetivas e convincentes. * Metódico: prefere perfeccionismo e