Relatório sobre desenvolvimento infantil
Como estimular a mente?
CONHECIMENTO APRENDIZAGEM
PERSISTÊNCIA
dependendo da percepção do mediador e do interesse da criança, envolvendo as áreas:Linguística Cognitiva Sensorial
Linguagem Motora
Personalidade Emocional Social
Através de pesquisas e estudos podemos aprender que a criança passa por vários estágios de desenvolvimentos, e cada fase traz novas experiências de movimentos e possibilidades de comunicações e aprendizados. Constatamos também que por meio das atividades lúdicas a criança: organiza, constrói e reconstrói a sua compreensão de mundo; tem a possibilidade de desenvolver sua auto-imagem e compreender e aceitar a existência dos outros, estabelecendo relações sociais; adquire conhecimentos, e desenvolve-se integralmente, ou seja, na área da linguagem, de cognitivo-motor e do afetivo-social. Contudo, fica claro que a criança precisa brincar. que o que importa nas atividades é a ação, o movimento de fantasia e de realidade, de ressignificação e percepção, momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro. Dessa forma, além de desenvolver-se em todos os aspectos, a criança poderá adotar valores e atitudes que a acompanhará por toda a sua vida.
O desenvolvimento da linguagem começa antes da criança nascer. Ainda dentro da barriga, o bebê já é capaz de responder a sons e sensações, vivenciadas pela mãe. Desta forma, através da linguagem a criança tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras, adquirindo os conhecimentos de sua cultura. À medida que a criança se desenvolve, seu sistema sensorial incluindo a visão e audição se torna mais refinado e ela alcança um nível lingüístico e cognitivo mais elevado, enquanto seu campo de socialização se estende, principalmente quando ela entra para a escola e tem maior oportunidade de interação.
Atitudes que ajudam a criança a desenvolver a linguagem – Aproveite os momentos de maior atenção da criança para conversar com ela, usando palavras simples e frases curtas,