ATPS ELEMENTOS DE MAQUINAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Disciplina: ELEMENTO DE MÁUINAS
Grupo:
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE ELEMENTO DE MÁQUINAS
Professor: Alcides Gavenda
Jaraguá do Sul, 13 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em aprimorar nossos conhecimentos a respeito de varios assutos relacionados a máquinas, suas possiveis falhas entre outros fatores que pordem ocorrer no decorrer do trabaho das mesmas.
RESUMO
Todo componente ou elemento mecânico e projetado para resistir aos esforços decorrentes das condições normais de operação. De tal maneira que ele e projetado para uma determinada vida sob certas condições normais de uso. Se estas condições de uso reais forem mais severas do que as de projeto, o componente poderá falhar. Esta falha pode ser por aumento de suas dimensões (escoamento, fluência) ou pela ruptura (fratura e fadiga). Por exemplo, um componente projetado para ser usado em um ambiente não corrosivo, poderá falhar se for usado em um ambiente corrosivo, mesmo submetido aos mesmos esforços nos dois ambientes.
Também deve ser ressaltado que a todo material apresenta um limite de escoamento, abaixo do qual ele não escoa e conseqüentemente não falha. Porem, um componente mecânico submetido a esforços dinâmicos (que varia com o tempo) poderá falhar com esforços menores do que o necessário para escoar.
O tipo de fratura que ocorre em um dado material depende da temperatura. A fratura consiste na separação do material em duas ou mais partes devido à aplicação de uma carga estática ou dinâmica a temperaturas relativamente baixas em relação ao ponto de fusão do material.
Na fratura frágil não ocorre deformação plástica, requerendo menos energia que a fratura dúctil que consome energia para o movimento de discordâncias e imperfeições no material. Os materiais com estrutura do tipo CCC e HC apresentam fratura frágil.
.