Relatório sobre balança e pipetas automáticas
Explicaremos a importância sobre os cuidados durante a pesagem de substâncias sólidas,a relação entre massa e volume para substâncias líquidas e pipetagem correta ao se empregar micropipetas automáticas.
A técnica de medição de volume de uma amostra depende do seu estado físico(líquido ou sólido)e da sua forma(regular ou irregular).Os resultados obtidos devem ser expressos em metro cúbico ou em unidades submúltiplos,normalmente as mais usadas são o mililitro,ou centímetro cúbico,e o litro,ou decímetro cúbico.
Para medirmos a massa de uma amostra é uma operação de pesagem.O instrumento usado é balança,que geralmente é graduada em gramas(g).
Para obtermos o máximo de precisão precisamos garantir que a balança esteja colocada sobre uma base firme,livre de vibrações mecânicas e nivelada.Para pesarmos uma substância sólida utilizaremos papel manteiga e com o auxilio de uma espátula irermos transferir o material a ser pesado na balança e sempre tomando o cuidado de não deixar nenhum resíduo sobre o prato da balança.
As balanças mais utilizadas em laboratórios são as analíticas e semi-analíticas. As analíticas são utilizadas para se obter massas com alta exatidão,já as semi-analíticas são usadas para medidas nas quais a necessidade de resultados confiáveis não é critica.
OBJETIVO:
Obter medidas de massas e volumes aproximadas e precisas;
Explicar os cuidados durante a pesagem de substâncias sólidas;
Relação entre massa e volume para substância líquidas;
Pipetagem correta ao se empregar micropipetas automáticas.
Materiais Utilizados:
Lactose
Papel Manteiga
Espátula
Etanol 96 ° GL
Pipeta Graduada 1 mL e 10mL
Pêra
Frasco para descarte de ponteiras
Ponteiras
Piessete com água destilada
EQUIPAMENTOS
Balança Analítica
Micropipeta 10-100 µL
PROCEDIMENTO:
PARTE 1:PESAGEM EM BALANÇAS ANALÍTICAS (SÓLIDOS)
Utilizamos para o processo de pesagem uma Balança Analítica( Gehaka AG 200)
Neste procedimento trabalhamos com a pesagem de