Relatório- Salto e Itu
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA, TURISMO E HUMANIDADES.
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL – Profª. Drª EDELCI NUNES DA SILVA
GEOGRAFIA HUMANA DO BRASIL – Profª. Drª. ROSALINA BURGOS
NOÇÕES DE GEOLOGIA GERAL – Prof. Dr. EMERSON MARTINS ARRUDA
ADRIANO LIMA SILVA
PRISCILA SANTOS
ATIVIDADE: TRABALHO DE CAMPO SALTO E ITU
SOROCABA
NOVEMBRO/2014
Este trabalho tem como objetivo retratar as características presentes na área que abrange a região dos municípios de Salto e Itu, a partir do trabalho de campo realizado dia 11 de outubro de 2014.
O trabalho de campo foi dividido em seis paradas estratégicas que representam didaticamente os pontos que caracterizam os conteúdos geológicos e histórico-geográficos necessários:
1. Parque Rocha moutonnée
O Parque Rocha Moutonnée localiza-se no município de Salto e é composto por esse tipo de rocha magmática do tipo granito róseo, com idade estimada em 500 milhões de anos. O nome Moutonnée esta associado a sua aparência que remete a um carneiro deitado (mouton no francês significa carneiro; moutonnée: acarneirada). As arranhaduras e estrias foram produzidas durante a glaciação na era paleozóica (há 270 milhões de anos), são visíveis em sua superfície, comprovando este fenômeno da natureza e preservando seu valor geo-histórico. O Parque Rocha Moutonnée possui uma área de 43.338 metros quadrados, foi o primeiro parque ecológico e geo-histórico do continente americano. Foi tombado em 1990 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do
Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico do Estado de São Paulo). Nesta parada obtivemos as primeiras orientações relacionadas ao trabalho de campo.
2. Parque de Lavras
O parque de Lavras tem este nome por ter abrigado a segunda usina hidrelétrica construída no leito do Rio Tietê (1906), que recebia este nome, possui uma área com cerca de 140 mil metros quadrados, traz ao município um resgate histórico e