História da energia
Relatório do trabalho de campo a visita a Salto/Itu aos museus da cidade e pontos turísticos. Parque Rocha Moutonné
Abriga a rocha Moutonné, um granito muito raro, cujas marcas em sua superfície comprovam a passagem das imensas geleiras na era glacial.
Parque de Lavras
Vizinha do monumento da padroeira abriga a segunda usina mais antiga do rio Tietê (1906); trilhas, belas paisagens, relógio do sol, quiosques e mata nativa se espalham pelo surpreendente parque.
Cachoeira no rio Tietê – deu nome a cidade e se localiza na área central. Era obstáculo e ponto de referências para as primeiras expedições que entraram para o sertão.
Igreja Matriz e Conjunto da Brasital – a igreja está no local da fundação da cidade, em 16/06/1698. O imponente prédio da antiga fábrica Brasital hoje abriga um centro universitário, mas se originou das primeiras tecelagens, a partir de 1875.
Monumento do Monte Serrat e Capela Antonio V. Tavares – trata-se da segunda maior imagem do Brasil, menor apenas que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. É o maior monumento dedicado a Maria, em todo o mundo. A devoção a Nossa Senhora do Monte Serrat é originária da região da Catalunha, no Sul da Espanha. No ano de 546, um monge chamado Querino teria fundado um rústico mosteiro dedicado a Virgem Maria, na subida de uma montanha.
Durante séculos seu santuário, a 800 metros acima do nível do mar, esteve confiado aos freis beneditinos e recebeu a peregrinação de inúmeros fiéis.
Usina de Lavras - Lavras foi a segunda Usina Hidrelétrica construída no leito do rio Tietê. Inserida no processo de modernização do Estado de São Paulo, Lavras oferece uma leitura da época em que foi construída. A racionalidade e a simplicidade determinam a utilização do granito rosa, abundante na região. Apesar dessa estética não intencional, o resultado é um belo conjunto.
Inaugurada em 1906 pela Cia Ituana de Força e Luz, a Usina das Lavras atendia, num primeiro momento, a cidade de Itu e alguns