Relatório Química
Ciências Forenses e Criminais – Química
Docente: Doutora Paula Correia da Silva
Datas de realização das actividades: 22/04/2015 e 29/04/2015
Data de entrega do relatório: 10/05/2015
Introdução
Na deteção dos grupos funcionais de um composto desconhecido, existem vários testes que podem ser efetuados para o efeito. Estes testes consistem, principalmente, no: Teste da insaturação ativa, Teste do anel aromático, Teste dos álcoois (cérico-amoniacal), e Teste de Brady.
Teste da Insaturação Ativa
Este teste tem como objetivo a deteção de ligações duplas, sendo que caso tal se verifique, a solução irá descolorar/ ficar incolor, devido à quebra da ligação Br-Br.
Figura 1
Teste de Aromaticidade
Este (reação de Friedel – Crafts), por outro lado, pretende verificar exatamente isso, a presença de um anel aromático, procurando então compostos aromáticos.
“ Inicialmente, o CCl4 reage com o ácido de Lewis para dar um eletrófilo (carga positiva).
Figura 2
É este eletrófilo que vai reagir com o anel aromático, dando origem a uma Substituição Eletrofílica, característica dos compostos aromáticos:
Figura 3
Posteriormente, o composto trissubstituído reage com o HCl e o AlCl3 formados e origina o composto sem cloro.
Figura 4
Devido ao efeito de estabilização por ressonância, este composto é suficientemente ácido para perder o protão e originar um anião que devido à ressonância apresenta cor intensa, neste caso, vermelho.”1
Figura 5
Teste de álcoois (cérico – amoniacal)
Na deteção de álcoois, começa-se por realizar o teste cérico – amoniacal e apenas se este der positivo, se irão realizar depois o teste de Lucas e o teste de Jones, a fim de determinar se é um álcool primário, secundário ou terciário.
Dá positivo se obtivermos uma cor avermelhada/acastanhada, caso contrário fica da cor inicial do reagente (laranja). Temos ainda que ter em atenção que, caso o composto não seja solúvel em água, devemos dissolve-lo em