Relatório química
Lavou-se, secou-se o Becker e nele foi colocado 15ml de H₂SO₄ para ser distribuído nos três tubos , tubo1, tubo2 e tubo3 cada um com 5ml.
Reações:
Tubo1: H₂SO₄ + Zn →ZnSO₄ +H₂ (reação de simples troca)
Quando se adiciona uma pequena quantidade de zinco metálico ao ácido sulfúrico, verifica-se imediatamente a libertação intensa de um gás. O gás libertado é o hidrogênio molecular que resulta da redução do H+, pelo zinco metálico que, por sua vez, oxida-se a Zn2+, ficando em solução com sulfato. Após alguns minutos reagindo é possível verificar um aumento de temperatura.
Tubo2: H₂SO₄ + Cu → Não reage
Ao adicionar uma amostra de cobre ao ácido sulfúrico, verifica-se que tanto a solução de ácido sulfúrico como o fio de cobre, ficam inalterados. Nessa mistura não ocorreu reação, pois o potencial de redução do elétrodo de cobre (Cu2+) é superior ao potencial de redução do elétrodo padrão do hidrogénio (H+) assim o cobre é que terá tendência para se reduzir, mas como não existe íon cobre em solução, nada ocorre. Por outro lado, o íon hidrogénio (H+) que, nestas condições tem tendência para se oxidar, não lhe ocorre nada, pois este já se encontra na sua forma oxidada em solução.
Tubo 3: H₂SO₄ + Fe→ FeSO₄ + H₂
Ao adicionar um pouco de ácido sulfúrico ao ferro, verifica-se a libertação de um gás. O gás libertado é o hidrogênio molecular que resulta da redução do H+, presente em solução com ácido sulfúrico, pelo ferro metálico que, por sua vez, oxida-se a Fe2+, ficando em solução com íon sulfato. Após alguns minutos reagindo é possível verificar um aumento de temperatura.
Procedimento 2: Observação de formação de substancia sólida
Os tubos de ensaio foram enumerados em número 1 e número 2. No número 1 foi colocado 1 ml de AgNO3 no estado aquoso. No tubo número 2 foi colocado 1 ml de K2Cr2O7 também no estado aquoso.
Reação:
2 AgNO3(aq) + K2Cr2O7(aq) →Ag2Cr2O7(s) + 2 KNO3(s)
A reação de dupla troca cujo